O neurodesenvolvimento é um processo dinâmico e contínuo que envolve progressivas mudanças estruturais e funcionais no cérebro quando este é adequadamente exposto a estímulos ambientais.
Um neurodesenvolvimento saudável garante o ganho e manutenção de habilidades cada vez mais complexas de forma gradual e ascendente.
As habilidades do neurodesenvolvimento saudável envolvem funções como a fala; a comunicação; o equilíbrio; a coordenação; os conhecimentos e capacidade de resolução de problemas; a atenção; o controle de impulsos e a capacidade de regular as emoções.
A observação neurológica sistemática e o estudo de crianças saudáveis nos permitiram estabelecer faixas de idade em que certos marcos e habilidades são esperados.
Ainda que seja fundamental se atentar para a aquisição de habilidades dentro do tempo esperado, existe variabilidade entre crianças e prolongamentos ou precocidades em adquirir certas habilidades podem representar desenvolvimento habitual e saudável.
Atraso global do neurodesenvolvimento se define pela persistente demora em adquirir duas ou mais habilidades esperadas numa determinada idade.
Essa demora deve resultar em prejuízo para que a criança se insira nos ambientes sociais e acadêmicos relacionados a sua idade.
Atrasos globais do neurodesenvolvimento podem ter muitas causas.
A avaliação adequada pelo neurologista infantil é fundamental para correta investigação e início de tratamento adequado que terá como objetivo garantir o aprendizado cerebral de acordo com as capacidades de cada criança.