O Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade se caracteriza por um prejuízo significativo no funcionamento social, acadêmico e profissional (este último quando adulto) resultante de um padrão persistente de desatenção ou hiperatividade/impulsividade, ou ambos.
Este prejuízo significativo pode se manifestar de diferentes formas na infância: atraso do exame neurológico evolutivo, ou seja, dificuldade em dominar habilidades do neurodesenvolvimento esperadas para uma determinada idade; dificuldades na alfabetização ou desempenho acadêmico significativamente inferior ou esperado para idade; ou ainda, sofrimento interno extremo resultante de dificuldades no dia a dia.
A avaliação neurológica é essencial para determinar se evolutivamente existe prejuízo neurológico e, ainda, se os sintomas de um possível TDAH são de fato os responsáveis por isso.
Muitos fatores e condições se assemelham clinicamente ao TDAH ou podem coexistir com ele: transtorno de ansiedade, transtorno específico de aprendizagem, transtornos do sono, síndromes epilépticas (por exemplo, ausência infantil), ou ainda, condições sistêmicas como anemia ou hipotireoidismo.
Ou seja, avaliação médica cuidadosa é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.